Aurora Boreal

A Aurora Boreal é um fenômeno muito distinto do Sol da Meia-noite...




A palavra finlandesa que define a aurora boreal, "revontuli", vem de uma fábula lapã ou saami. "Repo" significa raposa (diminutivo) e "tuli" fogo. Sendo assim, o "revontuli" significa "fogo da raposa". Segundo a lenda, as caudas das raposas que corriam pelos montes lapões, batiam contra os montes de neve e as faíscas que saíam desses golpes reflectiam-se no céu.

Os asiáticos acreditam que quem tenha visto a Aurora Boreal viverá feliz o resto da sua vida. Especialmente, acredita-se que seja uma fonte de fertilidade.




Os científicos têm outra explicação para o fenômeno:
As Auroras Boreais são um fenômeno luminoso que ocorre nas zonas polares. Originam-se quando as partículas eletricamente carregadas, transportadas pelo vento solar, chocam a grande velocidade com os átomos e moléculas da atmosfera terrestre. Os choques provocam a excitação dos átomos e das moléculas que emitem um 'fotão' luminoso, quando se descarregam.
As auroras boreais produzem-se tanto no Inverno como no Verão, mas são invisíveis à luz de dia e, por isso, não se vêm no Verão. As épocas em que há mais probabilidades de vê-las são em Setembro – Outubro e Fevereiro – Março, a partir das 9 da noite, sendo que a melhor hora é por volta das 23:30.

Você já viu uma Aurora Boreal?


...



"Sempre tive uma grande admiração pelo misterioso céu.
Onde todos os segredos se escondem atrás de nuvens...
Gostaria de ver gotas coloridas molhando a minha mão.
E ter o céu, com menos 'cobalto' possível.
Se bem que adoro Azul..."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avenida 31 de dezembro

Mad Manson